Primeiramente, recomendamos que estude ou pesquise um pouco para conhecer melhor o nosso esporte. Muitas pessoas se inscrevem esperando encontrar uma realidade igual à dos filmes adolescentes americanos, e acaba se frustrando ao se deparar com um esporte puxado (e com bem menos elementos de dança).
A Hellhounds Cheerleaders de Porto Alegre disponibiliza a gravação do workshop que fazemos com os atletas novos da nossa equipe, com toda a parte teórica do esporte explicadinha, e assim facilita para os interessados reconhecerem os elementos, as categorias e as posições antes de começarem os treinos presenciais.
Esse workshop está disponível gratuitamente no link: https://youtube.com/playlist?list=PLTP8mgonVmBHnCkdFb3xv72400ddlZEgF
De modo geral, para praticar o cheerleading no Brasil você precisa encontrar uma equipe próxima a você. Abaixo, anexamos uma tabela com um levantamento das equipes do Brasil, divididas por cidade. ATENÇÃO: a tabela pode estar desatualizada, já que nem sempre as equipes novas se pronunciam para serem adicionadas.
Caso a sua cidade tenha mais de uma equipe, você pode analisar cada uma e escolher a que for melhor indicada, conforme o nível, categoria, etc... Com relação à categoria: Equipes Universitárias: Todos os atletas precisam estar matriculados na instituição de ensino que a equipe representa. Caso a sua escola ou universidade tenha uma, é a opção mais fácil, uma vez que a localização já faz parte da sua rotina. Equipes All Star: Sem vínculo estudantil, qualquer pessoa pode entrar, independente de estar ou não matriculado em uma instituição de ensino. Se a sua escola não tiver uma equipe, esta é a melhor opção pra você. Com relação à divisão de gênero: Equipes CoEd: Mistas, sem separação dos atletas por gênero. Equipes All Boy: Somente masculina Equipes All Girl: Somente feminina. ATENÇÃO: O fato de uma equipe ter apenas atletas mulheres não significa que ela é uma equipe All Girl. Às vezes, as equipes aceitam homens, mas tem dificuldade de encontrar atletas do gênero masculino. Com relação ao nível: O nível da equipe corresponde à dificuldade dos elementos praticados. Dificilmente uma equipe se identifica como nível 1, então não se preocupe se encontrar apenas equipes nível 2, pois a maioria trabalha com iniciação esportiva. Caso nunca tenha tido contato com o cheerleading competitivo antes, escolha sempre a equipe de nível mais baixo possível. Com relação às seletivas: O processo seletivo para entrar pra equipe é diferente em cada uma. Equipes de nível mais avançado tendem a fazer peneiras conforme a habilidade dos interessados, e equipes novas ou de nível mais baixo muitas vezes aceitam todos os inscritos. Entre em contato com a equipe de sua escolha e tire suas dùvidas sobre o método de seleção deles. Caso não tenha nenhuma equipe disponível na sua cidade: Você pode criar uma equipe nova, pedindo ajuda a atletas e coaches de outras cidades.
Comments