top of page
Foto do escritorBruna Pereira

Cheerleading é um esporte!

Atualizado: 26 de jul. de 2022

Todo Cheerleader já passou pela situação de explicar o oque é que fazemos e se é um esporte. Seja um parente, um estranho que fala mal sem conhecer ou um amigo que não entende porque você fica “balançando” pompom. Queremos fazer as pessoas entenderem que ser um Cheerleader nos faz um Atleta!

Normalmente as pessoas fazem comentários negativos sobre o cheerleading para te deixar mal, para sacanear o praticante, mas algumas pessoas realmente não conhecem o que é, e por isso acreditam nos filmes americanos de Cheer, vulgo “As Apimentadas”. Então, o que podemos provar e fazer para essas pessoas terem mais respeito pelo o que nós praticamos?


A VERDADE É, NÃO EXISTE UMA REAL DEFINIÇÃO

DE ESPORTE “OFICIAL”.


Existem alguns elementos para uma prática ser considerada esporte que são geralmente aceitas como definição de esporte:

 Precisa ser uma atividade física que envolve impulsão de massa através do

espaço ou superar a resistência da massa. (Stunt...check)

 Competição contra/com um oponente. (Competição...check)

 Deve ser governado por regras que explicitam uma definição de tempo, espaço, e com objetivo de um vencedor seja declarado. (Regulamento/Regras...check)

 Reconhecimento de que o principal objetivo da competição é uma comparação entre competências respectivas dos participantes. (check!)


Porém para ser um esporte, o objetivo principal deve ser a concorrência de equipes ou

indivíduos dentro de uma estrutura comparável a de outras atividades físicas. Atendemos a todas as especificações atléticas, porém o objetivo principal do Cheerleading é apoiar as Atléticas de Universidades e Colégios nos jogos, e a competição fica no segundo plano.

Isso era o que impedia! Porque em 2013, a União Internacional de Cheerleading (ICU) foi admitida como membro da SportAccord, com isso, o Cheerleading é oficialmente um esporte reconhecido internacionalmente. Além disso, estão sendo tomadas as devidas previdências para o Cheerleading se tornar um esporte olímpico.


A melhor coisa a fazer quando entrar em uma discussão sobre “Cheerleading é um esporte” é apresentar esses fatos, você como praticante conheçe mais, e pode demonstrar a sua experiência.


** texto editado a partir do projeto Cheerleading para Todos.

Treino de Stunts (elevações)

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page