Já conheceu o cheerleading e quer participar de uma equipe? As equipes universitárias estão sempre buscando novos alunos nas faculdades. Na sua universidade não tem essa opção? Equipes All Star não têm vínculo estudantil, e sempre procuram novos atletas.
Mas se por algum motivo você não pode participar de uma equipe já existente, talvez seja a hora de formar a sua.
Antes de prosseguirmos, lembramos que o cheerleading é um esporte perigoso e que a sua prática de forma irresponsável pode trazer sérios riscos. ANTES de começar a treinar, procure ajuda.
O primeiro passo é formar um grupo. Você vai precisar de, no mínimo, 6 pessoas. Não precisa ter nenhuma habilidade específica, mas algumas posições requerem foco em determinadas áreas. Procure por pessoas que tenham interesse e comprometimento.
Depois de ter conseguido formar um grupo de pessoas, vocês precisam definir os dias de treino. O ideal é dedicar 3 a 4 horas por treino, que podem ser em um ou dois dias na semana. Pensem a longo prazo, pois precisam garantir a presença nos treinos.
O mais difícil no início é um local apropriado. O ideal é um local coberto, com teto alto (pé direito a no mínimo 4 metros de altura) e tatames, mas a maioria não tem acesso a esta estrutura, então acabam usando locais impróprios. Quando mais simples a estrutura, mais pessoas vão ser necessárias para seguir de forma segura.
Antes de começar a treinar, peça ajuda a outra equipe. Podem assistir a um treino ou pedir para um atleta visitar vocês para passar o básico. Em Porto Alegre, a Hellhounds aprendeu com as Minoleaders. As Minoleaders no inicio aprenderam com uma equipe de Santa Catarina, e assim por diante. Tem muitos vídeos no YouTube que são extremamente importantes, porém é muito perigoso começar do zero sem uma pessoa qualificada para passar a parte da segurança.
Não tem nenhuma equipe na sua cidade? Você pode visitar outra equipe, pode pedir que alguém venha até vocês (normalmente isso tem custo, de acordo com a capacitação da pessoa) ou podem pedir através das redes sociais por ajuda, e agir com muita cautela.
Com o tempo, a equipe vai tomando forma e juntos vocês seguem desenvolvendo os treinos, sempre lembrando da segurança em primeiro lugar. Siga buscando ajuda de outros atletas/equipes para aprender técnicas novas, e não pratique nenhuma habilidade fora do seu nível.
Com arrecadações, rifas e vaquinhas, podem juntar dinheiro para comparecer a camps, que são imersões onde várias equipes treinam juntas sob a orientação de um grupo de treinadores. Podem também pagar um treinador para visitar vocês e ensinar novas técnicas.
Assim que possível, faça o curso de formação de coach de cheerleading e continue evoluindo.
Quer conhecer melhor as equipes do RS? Confere a lista que levantamos no site!
Comments